quinta-feira, 17 de outubro de 2013

“DEMÊNCIA DIGITAL” EM JOVENS CADA VEZ MAIS RECORRENDO À TECNOLOGIA EM VEZ DE USAR SEUS CÉREBROS


Médicos têm reportado uma onda de casos de “demência digital” entre jovens. Dizem que os adolescentes se tornaram tão dependentes da tecnologia digital que já não são mais capazes de lembrar dos detalhes do dia a dia, tais como seus números de telefone. Os médicos culpam os consoles de vídeo games e telefones móveis por essa preocupante tendência.

Especialistas da Coréia do Sul descobriram que as pessoas que dependem mais de tecnologia sofrem de uma deterioração nas suas capacidades cognitivas que são mais comumente encontradas em pacientes que sofreram uma lesão cerebral ou de doença psiquiátrica.

‘O uso excessivo de smartphones e vídeo games prejudica o desenvolvimento do cérebro”, diz o médico Byun Gi-won, em Seul. Isso também pode resultar em subdesenvolvimento emocional, com crianças expostas a um maior risco do que os adultos, uma vez que o cérebro delas ainda está se desenvolvendo.

Esses achados coreanos estão sendo divulgados depois que um estudo feito pela UCLA (Universidade da Califórnia Los Angeles) descobriu que jovens estão cada vez mais sofrendo de problemas de memória. Essa pesquisa apurou que cerca de 14% dos jovens entre as idades de 18 anos e 39 anos, se queixavam que sua memória estava ruim, e alertou para o fato que dispender um tempo excessivo diante da tela de computador e enviar mensagens de texto impedem que as pessoas tenham foco e memorizem informações.

O Dr. Manfred Spitzer, um neurocientista alemão, publicou em 2012 um livro chamado em inglês de Digital Dementia (“Demência Digital”, numa tradução livre), no qual ele alertou os pais e professores sobre os perigos de se permitir que crianças passem muito tempo diante da tela de computador ou telefone celular. O Dr. Spitzer avisou que os déficits no desenvolvimento cerebral podem ser irreversíveis, e fez um apelo para que medidas remediais sejam implantadas nas salas de aula alemãs antes que as crianças fiquem “viciadas”.

Do jornal The Telegraph de 11 de outubro de 2013
http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/asia/southkorea/10138403/Surge-in-digital-dementia.html

Um dos melhores remédios: experiências na natureza! (“Terapia de restauração de atenção”) Veja a próxima postagem....

Nenhum comentário:

Postar um comentário